Jogos de concentração

Melhore seu desempenho: 7 Jogos de concentração para você!

Uma atividade divertida e interessante para adultos e crianças são os jogos de memória. Esses jogos não apenas aprimoram a memória, mas também nos permitem socializar e nos divertir, o que melhora nosso bem-estar geral.

Há muitos benefícios nos jogos de concentração, alguns dos quais são:

  • Os jogos de memória exercitam o cérebro, tornando-o mais nítido e alerta. Se você joga jogos de memória pelo menos trinta minutos todos os dias, sua concentração e capacidade de foco melhoram.
  • Jogos de memória são utilizados para ajudar a prevenir algumas doenças relacionadas à memória, como a doença de Alzheimer.
  • Jogos de memória aprimoram outras funções cerebrais, como nível de atenção e habilidades de leitura e raciocínio.

Existem muitos tipos diferentes de jogos de memória para você escolher. Veja a seguir alguns deles:

1 – Jogo dos pares iguais

É um jogo de cartas no qual todas as cartas são colocadas com a face para baixo em uma superfície e duas são viradas para cima em cada virar. O objetivo do jogo é formar pares de cartas iguais.

Jogo dos pares iguais pode ser jogado com qualquer número de jogadores. É um jogo particularmente bom para crianças pequenas, embora os adultos possam achar desafiador e estimulante também. Este é um dos jogos de concentração que trabalha para melhorar a memória.

2 – Item ausente

Neste jogo, coloque coisas comuns, como lápis, chave, mármore, garfo, centavo, etc. em uma bandeja. Cubra a bandeja com um pano ou papel.

Depois mostre o lápis, chave, botão, mármore, garfo em uma bandeja ou por um minuto. Cubra a bandeja novamente e peça aos jogadores que escrevam uma lista dos itens na bandeja.

O jogador com mais itens corretos vence o jogo. Você também pode tirar uma coisa e perguntar o que foi removido.

3 – O Lobo e a ovelha

O jogo o  Lobo e a Ovelha é muito interessante, nele você deve mover o lobo, ovelha e repolho para a margem oposta usando o barco. Cada vez que o barco pode levar apenas um item, são necessárias várias cruzes. Cuidado, quando o homem não estiver por perto, o lobo comerá as ovelhas e as ovelhas comerão o repolho,

Eis o desafio todos precisam chegar inteiros a outra margem, mas só um passa por vez. O lobo não pode ficar sozinho com a ovelha, e a ovelha não pode ficar sozinha com o repolho.

ESTÁCIO: Conheça os cursos da Estácio e ganhe até 50% de bolsa! Clique aqui e saiba mais: https://matriculas.estacio.br/cursos!

4 – Cubo mágico

O cubo mágico é um problema de matemática, raciocínio lógico e raciocínio espacial. Consiste em deixar as cores organizadas, na mesma face do cubo. Alguns dos benefícios para a mente são:

  • Melhora das habilidades para resolver problemas
  • Otimização de tempo e facilidade em resolver problemas
  • Reenquadrando problemas (do ponto de vista de quem está de fora)
  • Dividindo várias tarefas em etapas fáceis
  • Além do que, também ensina lições de vida como perseverança, paciência, capacidade de concentração, concentração etc.

5 – Campo minado

O Campo Minado é uma atividade de formação de equipe que envolve confiança e trabalho em equipe. Veja só como ele funciona:

  • Materiais necessários

Um espaço externo ou interno muito grande; vários objetos leves e macios para servir como obstáculos (como copos grandes de papel, garrafas vazias de plástico, cones, bolas de espuma macia etc.); e por fim uma venda.

  • Número recomendado de pessoas: Um pequeno grupo de cerca de 6 pessoas pode ir de cada vez.
  • Tempo necessário: 30 minutos a uma hora
  • Pode ser facilmente adaptado de acordo com suas necessidades.

Como funciona este jogo? Veja a seguir e descubra:

Encontre um bom campo externo grande ou um amplo espaço interno. Verifique se não há itens perigosos ou perigos por perto. Configure o “campo minado” colocando “minas” (copos grandes de papel, garrafas vazias de plástico, cones, bolas de espuma macia etc.) em muitos lugares em todo o espaço.

Uma vez que o campo minado esteja organizado com obstáculos, divida os jogadores em pares. Crie pares com cuidado. Em cada par, uma pessoa será vendada e não poderá ver nem falar. A outra pessoa tem permissão para ver e conversar, mas não pode tocar na outra pessoa ou entrar no campo minado. Peça a cada dupla que decida qual o papel que deseja desempenhar e distribua os olhos vendados.

Jogando o campo minado

Ao liderar a atividade, tente inspirar os jogadores e enfatizar a importância da confiança e segurança. Promova um ambiente sério.

O objetivo é que cada pessoa com os olhos vendados chegue de um lado ao outro do campo. Ele ou ela deve evitar tocar as “minas” com segurança, ouvindo atentamente a orientação verbal de seus parceiros.

6 – Sudoku

Jogos de concentração

O Sudoku é definido como um quebra-cabeça baseado em lógica e colocação de números. O objetivo é preencher uma grade 9 × 9 com dígitos, de modo que cada coluna, cada linha e cada uma das nove grades 3 × 3 que compõem a grade 9 × 9 maior contenha todos os dígitos de 1 a 9.

Cada quebra-cabeça Sudoku começa com algumas células preenchidas. O jogador usa esses números como ponto de partida para encontrar a solução única. É importante enfatizar que nenhum número de 1 a 9 pode ser repetido em nenhuma linha ou coluna (embora possa ser repetido ao longo das diagonais).

7 – Enigma de Einstein

Segundo ele, apenas 2% da população poderá resolvê-lo, então aí vai o enigma:

“Cinco casas pintadas com cinco cores diferentes estão seguidas. Uma pessoa de uma nacionalidade diferente vive em cada casa. Os cinco proprietários de casas bebem algum tipo de bebida, fumam uma determinada marca de charuto e têm um certo tipo de animal de estimação.

Mas nenhum dos proprietários bebe a mesma bebida, fuma o mesmo tipo de charuto ou tem o mesmo animal de estimação”. O enigma fornece algumas dicas para resolve-lo.

Com tantas variáveis​ (número da casa, cor da casa, nacionalidade, bebida, charuto e animal de estimação), resolver o quebra-cabeça fica complicado rapidamente.

Jogos de concentração

Conclusão

Vimos diversas dicas para turbinar sua memória neste post e vimos 7 jogos de concentração para te ajudar a melhorar diversas habilidades.

O que você achou do post? Comente conosco e compartilhe com seus amigos estas dicas de Jogos de concentração.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *